Passar para o conteúdo principal

Andar à Trela: Guia Completo para Ensinar o seu Cão

cão com trela na natureza

Andar à Trela: Guia Completo para Ensinar o seu Cão

Se não quer travar uma verdadeira batalha de puxa para aqui e para ali, cada vez que leva o seu amigo/a de 4 patas a passear, é importante que lhe ensine a andar ao seu lado calmamente.

Leia aqui, neste guia completo, o que precisa antes de começar. Após isso, veja como pode ensiná-lo passo a passo.

Preparativos

  1. Antes de mais… Invista numa boa trela. Antes de começar as suas caminhadas com o seu cão, compre uma boa coleira e trela. (preferencialmente um peitoral ao invés de uma coleira para o pescoço). Não só vai manter o seu cão confortável, como também o vai incentivar e habituar à ideia de passear.
  2. Coloque a coleira primeiro, depois a trela. Para que o seu cão se habitue a estes novos adereços coloque primeiro a coleira, e deixe-o com ela vestida durante algum tempo. Depois de ele se habituar à ideia, junte a trela.
  3. Treine primeiro perto de casa. Mesmo que viva num apartamento, defina um perímetro de treino à volta da sua vizinhança, pelo menos para esta fase de ensino. Um espaço familiar irá ajudar ambos a sentirem-se mais calmos e confiantes.

Como Ensinar

  1. Mantenha a trela curta. Para começar, durante a caminhada mantenha a trela curta. Optar por uma trela de 1,5 metros será a melhor opção. Uma trela maior irá encorajar o seu cão a puxar. Não é isso que queremos.
  2. Reforce Positivamente. Vá encorajando o seu cão a andar perto de si. Use elogios verbais e sempre que ele não exercer pressão sobre a trela, recompense-o (ex: com biscoitos)
  3. E se ele puxar…? Sempre que o seu companheiro se distraia e comece a puxar, pare, e mantenha a trela segura perto de si. Cuidado com a intensidade! Não queremos magoá-lo. Quando ele se aproximar e a trela perder a tensão, está na hora da recompensa!
  4. Repetição e consistência. Se está a acompanhar a nossa série de “como educar o seu cão”, este conceito já lhe é familiar. Tal como nós, os nossos amigos caninos também precisam de tempo e paciência para aprenderem. Repita os treinos sempre que puder!

Está finalmente preparado para começar as aventuras com o seu patudo! Aproveite e aprenda também como ensinar o seu cão o comando “fica” no nosso post "Comando Fica: Um Guia Passo a Passo para Ensinar o seu Cão

Antes de ir embora, não se esqueça que para o seu companheiro de 4 patas ter energia para os passeios, tem de estar bem alimentado!

Não perca a oportunidade de encomendar um saco de comida para cão na HuppiDog! Encomende já e receba entre 24h a 48h em sua casa.

HuppiDog - Pet Nutrition & Care

Comentários ( 0 )

Deixe um comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.

Plain text

  • Não são permitidas etiquetas de HTML.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.
  • Endereços de páginas Web e de e-mail transformam-se automaticamente em ligações.